No início deste ano presenciamos uma grande repercussão a respeito de uma imagem postada pela prefeitura de Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, nas redes sociais.
Para quem não viu ou não lembra do ocorrido, a imagem acima foi postada no facebook para comunicar a finalização do sistema de drenagem e asfaltamento da região.
O problema é que a edição realizada nas imagens acabou tornando-a motivo de chacota na internet e acabou prejudicado a imagem da gestão pública da cidade.
Em nota, a comunicação municipal informa que já existia o asfalto na região e não entende os motivos que levaram à edição da imagem.
Sabemos que erros podem acontecer. Mas o que melhor podemos tirar dessas situações é aprendizado. Portanto, é hora de rever os conceitos mais importantes da comunicação de sua prefeitura e aprimorá-los.
Tenha um plano de comunicação definido
O plano de comunicação serve para deixar todas as ações de divulgação mais organizadas e controláveis para os gestores públicos, de forma que os erros possam ser evitados.
Dessa maneira você pode definir os objetivos que almeja para o município e quais os melhores canais para alcançar o público.
Como fazer um plano de comunicação para órgãos públicos?
Forneça transparência sempre
Conforme as regras da lei de acesso à informação, todos os órgão públicos precisam prestar informações à população através de seus canais de comunicação. Independemente de erros ocorridos ou não, é importante manter a população informada sobre todas as ações ocorridas. Por mais feio que o erro possa aparecer, omiti-lo só gera um problema ainda maior, sem falar na falta de ética da equipe responsável pela comunicação.
Manter todos os meios de divulgação atualizados sempre prezando pela transparência da gestão pública é o melhor caminho para o sucesso da administração.
Quer saber mais sobre como manter a comunicação da prefeitura longe de erros?
Então é hora começar pelo seu portal público, o principal comunicador de sua prefeitura. Confira o nosso artigo com tudo o que o seu site precisa para ser eficiente.
Siga-nos no Facebook e mantenha-se informado com as melhores dicas para a comunicação da sua prefeitura.
Deixe seu comentário