Que tal ouvir esse conteúdo ao invés de ler? Clique no play acima.
Assim como a tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, o mesmo pode ser dito em relação às expectativas das pessoas sobre seus serviços públicos. Hoje em dia, não faz sentido uma prefeitura não contar com um portal online que concentra facilidades voltadas aos cidadãos.
Ao desenvolver um site para prefeitura, é preciso ficar de olho em alguns pontos específicos que não se aplicam a outros tipos de projetos. A legislação vigente determina algumas seções e funções que devem estar disponíveis no portal, que tem que ser desenvolvido de um jeito específico. Ao mesmo tempo, você deve se certificar de que todas as páginas ofereçam uma boa navegabilidade ao público.
Veja a seguir tudo o que você precisa saber para fazer um site para prefeitura eficiente!
Elimine as barreiras
Por quantas páginas o seu usuário precisa passar para encontrar o que deseja? Ao desenvolver um site para prefeitura, o seu foco deve ser em simplificar processos e eliminar quaisquer obstáculos que possam existir. Coloque-se no lugar do seu visitante e experimente acessar suas seções. Você consegue realizar as tarefas que deseja com facilidade? O que está faltando?
>> Confira todas as informações atualizadas na Cartilha de Acesso à Informação produzida pelo TCE-RS.
Considere o acesso mobile
Para cumprir o seu objetivo adequadamente, um site para prefeitura precisa ser acessível de qualquer aparelho, seja ele um celular ou um computador. Não faz mais sentido deixar o mobile de lado, já que acessos à internet a partir de smartphones já são a maioria no Brasil.
Conte com um design responsivo e certifique-se de que todas as funções do site funcionem corretamente em celulares. As adaptações não só devem levar em conta os múltiplos tamanhos de tela como também não podem sobrecarregar o plano de dados do usuário.
Analise a velocidade de carregamento das páginas
O usuário médio não tem muita paciência para esperar um site carregar completamente, tanto no smartphone como no computador. Portanto, certifique-se de que o seu site para prefeitura tenha todos os seus recursos altamente otimizados para não demorarem para abrir, não importando a velocidade de conexão do visitante.
É possível conseguir isso ao comprimir as imagens e diminuir o número de scripts embutidos nas páginas.
Siga a legislação relacionada
Um site para prefeitura não é igual aos demais, já que precisa seguir algumas diretrizes específicas desse formato. Trata-se de um portal que serve não só para a divulgação de informações aos munícipes, como também para oferecer serviços que todos os sites desse tipo precisam ter.
Consulte a legislação específica da sua região, mas é bom saber que esses dados devem incluir: informações sobre licitações, despesas, ações da prefeitura, além de uma seção para perguntas frequentes.
Realize manutenção constante
Publicar o site não significa que o seu trabalho terminou. Mantê-lo funcionando adequadamente sempre é algo que requer uma equipe capaz de realizar manutenção quando for necessário, já que muitos dos serviços disponíveis ali são de vital importância para os cidadãos. Você precisa ser capaz de detectar esses possíveis problemas o quanto antes e mobilizar os responsáveis rapidamente.
Todo site da internet possui um propósito e o de uma prefeitura tem a missão de tornar uma série de serviços e informações acessíveis aos cidadãos. Portanto, o trabalho de quem planeja e executa um projeto como esse é ainda maior do que o convencional.
Ficou alguma dúvida sobre a criação e manutenção de um site para prefeitura? Então deixe a sua pergunta nos comentários!
Deixe seu comentário